Neste mês em que a campanha Setembro Amarelo alerta a população sobre a importância da prevenção ao suicídio e valorização da vida, os cuidados com a saúde mental do público infantil também devem ser observados.
A brincadeira é fundamental para auxiliar nos momentos de ansiedade e depressão. Ter um ambiente lúdico e encantador dedicado aos pequenos, é uma alternativa para distrair a criançada.
Segundo a psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental, Viviane Albuquerque, esses espaços fazem toda diferença para a crianças, elas criam estórias, interagem e se divertem. “São diversos os tipos de brincadeiras e brinquedos que podem ser disponibilizados na brinquedoteca e playground, esses espaços proporcionam interação e diversão”, destaca.
Para a profissional o brincar possibilita às crianças o desenvolvimento saudável, tanto físico como emocional, fortalecendo o equilíbrio e a coordenação, e desenvolve as habilidades socioemocionais-competência que ajudam a lidar com as emoções, como a empatia, o saber dividir e se socializar.
Além disso, é importante ficar de olho na mudança de comportamento dos pequenos, estabelecer rotinas e horários, realizar atividade prazerosas como ler, cantar, praticar esportes, promover conversas abertas e explicar sobre os sentimentos e emoções para eles.